quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Resident Evil

Gênero: Survival Horror

Empresa: Capcom
Lançamento: 22 de março de 1996

Plataformas: Ps1, Sega Saturn e PC (também há uma versão para DS e um remake para GameCube e Wii)
Testei no: Ps1
Número de Jogadores: 1

 Resident Evil é um jogo do gênero Survival-Horror... ah, todo mundo sabe o que é Resident Evil, e hoje o Review IG será sobre o game que iniciou essa série de sucesso, e que hoje já está em sua sexta edição (sem contar os inúmeros Spin-offs).


 O jogo se inicia na noite do dia 24 de julho de 1998, nas Montanhas Arklay, em arredores de Raccoon City. Nessas montanhas houveram uma série de assassinatos beirando o canibalismo, e para investigar o caso foi enviado o grupo dos S.T.A.R.S., a unidade tática da cidade de Raccoon. Porém, assim que o time Bravo começam a sobrevovar as florestas de Arklay, eles perdem contato com a base policial. Para localizar o Bravo Team, foi enviado o Alpha Team. Ao pousarem perto de uma mansão desconhecida, um integrante de equipe, Joseph Frost, encontra uma mão decepada, e logo é atacado por cães, que o matam. Ao tentarem correr para o helicóptero, o piloto, Brad Vickers, desesperado, foge deixando o resto da equipe para trás. Eles conseguem correr para dentro de uma mansão próxima, e com os cães vagando no lado de fora, os quatro membros restantes do Alpha (Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton e Albert Wesker) se vêem presos lá dentro. Neste ponto, o jogador assume o controle de Chris Redfield ou Jill Valentine e começa sua jornada pela sobrevivência.


 Como foi dito acima, o jogador pode escolher dentre Jill (onde o jogo é mais fácil, easy) ou Chris (onde o jogo se torna mais difícil, hard), sendo que Jill tem um espaço maior em seu inventário e pode destrancar algumas portas sem a necessidade de uma chave (pois ela tem o Lockpick). Ítens são raros no game, o que faz o jogador ficar ainda mais tenso (munição é rara, hervas de cura são raras e até o save, ou ink-ribbons, são raros). Os sustos é um dos pontos fortes do game, como a cena clássica dos cachorros pulando pela janela. Não posso esquecer de outra característica marcante do jogo (que hoje em dia nem existe mais na série), que são os Puzzles (bem desafiadores por sinal). Muitos jogadores quebraram a cabeça para resolver o que tinha que fazer em determinadas partes, e eu por exemplo, que não tenho muita paciência pra determinadas coisas, acabei indo logo para um detonado.

 Há momentos bem marcantes no game, como a parte dos cachorros pulando pela janela e a virada do primeiro zumbi, essa ninguem esquece!
 

 Os gráficos... nhé, não são muito bons, poderiam ser melhores, principalmente dos personagens; porém os cenários encontrados na mansão foram, na minha opinião, muito bem feitos (os cenários não eram em 3D, eram mais ou menos fotos tiradas em vários ângulos, e dependendo de onde o jogador andava a câmera mudava de posição). As cutcenes em live-action são deprimeintes, pra não dizer ridículas (ainda bem que isso foi retirado nos jogos seguintes). O jogo não contém muitas músicas, mas isso é ótimo para um jogo desse tipo. As dublagens não foram muito bem trabalhadas, e até parece que eles falam com a mão ¬¬

 O game não contém outros modos, mas até que tem uma boa duração, e não vou cobrar outros modos pela época do game.
 

Nota: 8,5
Mesmo com defeitos, Resident Evil é um clássico que merece ser jogado por todos. O game foi o início dessa série épica com milhares de fãs pelo mundo, mesmo alguns não gostando do rumo que a série tomou hoje em dia...
---------------------------------------------------
Curiosidades sobre o jogo:
. No ano seguinte foi lançado Resident Evil: Director's Cut, onde foi mudado alguns ângulos de câmera, zumbis novos mais difíceis, posições diferêntes de alguns itens, trajes novos de personagens, e acréscimo de algumas cenas.
. Em 2002 foi lançado um remake para Gamecube, onde além de ter gráficos bem superiores ao primeiro, foi acrescentado muita coisa. O jogo fez um grande sucesso.
. Em 2006 foi lançado Resident Evil: Deadly Silence para o Nintendo DS, mas se trata do mesmo jogo com gráficos semelhantes aos do Ps1, mas com algumas adições.
. Resident Evil foi um dos maiores responsáveis pela popularização do gênero survival horror (se não tiver sido o maior), porém não foi o primeiro jogo do gênero.

Personagens:
- Chris Redfield
- Jill Valentine
- Barry Burton
- Rebecca Chambers
- Albert Wesker
- Tyrant

Gameplay:


---------------------------------------------------
E é isso, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário