terça-feira, 8 de maio de 2012

ICO

 
Gênero: Ação-Aventura / Puzzle

Empresa: Team Ico

Lançamento: 24 de setembro de 2001

Plataforma: PlayStation 2

Número de Jogadores: 1 a 2







Muitos jogaram o épico Shadow of the Colossus, mas alguns esquecem que ele é o segundo jogo da série, sendo ICO o primeiro. Mas será que ICO é tão épico quanto SotC? É o que veremos...

O protagonista do jogo é Ico, um menino com um par de chifres em sua cabeça. Devido a esses chifres, ele é considerado um mau presságio por sua aldeia e, seguindo uma tradição da mesma, ele é levado a um castelo abandonado que é cercado por água e é trancado dentro de um sarcófago numa cripta. Pouco tempo depois de Ico ser trancado lá, ocorre um tremor no castelo, e Ico consegue escapar do sarcófago. Ele então começa a explorar o castelo e, eventualmente, encontra Yorda, uma garota presa numa jaula que fala em uma língua desconhecida. Ico ajuda Yorda a escapar, mas logo ela é caçada por 'criaturas-sombra', que tentam arrastá-la em um dos portais dos quais eles saíam. Durante o jogo, Ico e Yorda passam por diversas partes do castelo, em busca de uma saída de lá.

 A jogabilidade de ICO é muito boa, e ao mesmo tempo bem simples. Ico apenas pula, se agarra em plataformas, puxa Yorda pelo cenário, e outras coisas básicas. A jogabilidade é apenas isso, além da rotação da câmera.

 Se você acha que a Team ICO só caprichou nos gráficos em SotC, está enganado: Já em ICO os gráficos foram muito bem trabalhados, com uma ambientação cheia de detalhes. Tudo é belo em ICO, até mesmo os efeitos de luz foram bem trabalhados. Eu só achei que a modelagem dos personagens (Ico e Yorda) deveria ser mais trabalhada, mas isso não chega a diminuir a qualidade do game.

Os efeitos de sons também são épicos. Sons perfeitos de eco, canto dos pássaros, sons da água, do fogo e do vento, são detalhes que contaram muito pra tornar esse jogo uma esperiência única. Embora não haja quase música nenhuma em ICO, isso não interferiu na qualidade do mesmo.

A duração do jogo é valida, podendo ser concluído em mais ou menos 8 horas (dependendo da prática do jogador). Não há outros modos no jogo, mas isso não é muito necessário em ICO (mas se tivesse, seria bem vindo).
 
ICO é único, sendo destinado a aqueles que buscam um jogo inteligente, com vários quebra-cabeças.

Nota: 10
Quem tem um Ps2 deve conferir esse jogo (jogar mesmo); e se ainda há dúvidas que video-game é arte, ICO é uma das provas disso...
---------------------------------------------------
Curiosidades sobre o jogo:
. Ao terminar o game uma vez e iniciar uma nova partida, é possível jogar 2-Players quando Ico abrir a gaiola onde Yorda esta aprisionada. Após derrotar a primeira criatura nesta área, apenas pause o game e entre no menu Options, indo em "Players (1)", assim mudando para (2). O segundo jogador passa a ser Yorda, que possui um salto menor em comparação à Ico e a lentidão habitual ao subir escadas e escalar rochas, porém não deixa de ser uma opção interessante para se proteger do ataque das sombras.
. Em relação à conexão entre ICO e SotC, Fumito Ueda afirmou que Shadow of the Colossus é uma prequela de Ico, especificamente citando o final de SotC (Spoilers na frente), no qual Wander renasce como um garoto com dois chifres, sendo provavelmente Ico.
. Recentemente foi lançado "The Ico & Shadow of the Colossus HD Collection", os dois jogos da Team Ico agora em HD para Playstation 3.
. Se ICO tem algum contra, é a burrice de Yorda em alguns momentos ¬¬

Personagens:
- Ico
- Yorda
- The Queen
---------------------------------------------------
Até mais!
---------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário