sábado, 7 de abril de 2012

Técnica de iluminação de próxima geração será usada em Aliens: Colonial Marines

Em uma conferência realizada com a alguns representantes de imprensa, Randy Pitchford, CEO da Gearbox, comentou que o jogo Aliens: Colonial Marines trará uma técnica chamada de “renderização diferida”, a qual é, na verdade, a próxima geração de iluminação dos games.

Pitchford comentou em entrevista ao site Destructoid que as pessoas querem efeitos de iluminação realistas, mas, por conta das máquinas lentas, a maioria das técnicas faz um carregamento antecipado dos elementos iluminados. Ele exemplifica com Gears of War, salientando que o game faz uma renderização prévia. A luz é aplicada em superfícies, o que é ótimo se ela ficar sempre nos mesmos lugares e nada se movimentar.


"A próxima geração quer superar isso realizando uma simulação da luminosidade depois que todos os objetos físicos já foram carregados. Não apenas é necessário adicionar a luz por último, mas é preciso que o efeito seja mais convincente. Zoner (especialista no assunto e responsável pelos efeitos de luz em Half-Life) encontrou um jeito de fazer isso”, relata Pitchford.

“No Xbox 360 e no PS3, já conseguimos aperfeiçoar a técnica em 90%. Claro que a iluminação fica muito melhor quando você está jogando no PC, mas parece que os consoles têm poder suficiente e otimizações de software suficientes, isso porque estamos no fim do ciclo de vida deles; que foi o modo como Zoner conseguiu usar a nova técnica e estamos trabalhando nela”, adiciona o CEO da Gearbox.

“É bem possível que Aliens: Colonial Marines seja o primeiro produto comercial a usar a iluminação diferida”, finaliza Pitchford em sua entrevista ao site Destructoid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário