quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Valdir Raupp volta atrás e desiste de Lei Anti-Games

Imagem
É, parece que a nossa comunidade Gamer é mesmo bem forte. Hoje (29/02), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) voltou atrás e retirou a proposta de lei da pauta do Senado. O político afirmou que a proposta foi retirada após ele estudar melhor as consequências da lei caso ela fosse aprovada e ter visto que a proibição poderia ter uma abrangência muito maior do que a desejada e prejudicaria ainda mais o mercado nacional.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (Acigames), Moacyr Alves, comemorou o fim do Projeto de Lei 170/06, explicando detalhadamente as razões pelas quais fizeram Valdir Raupp voltar atrás:

"O senador Valdir Raupp (PMDB/RO) retirou de pauta, em caráter definitivo, o projeto de Lei nº 170/2006, de sua autoria, que objetiva proibir a produção e a comercialização de determinados jogos violentos, ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos, que ferem a cultura dos povos e da humanidade. Ele encaminhou ao presidente do Senado Federal, José Sarney, nesta terça-feira (28), requerimento oficializando a retirada do projeto, baseando no artigo 256 do Regimento Interno do Senado.

Raupp disse na sua justificativa para retirar o projeto de pauta que, na época, de sua apresentação “acreditava-se que inviabilizar a comercialização de jogos eletrônicos que induzissem ou incitassem a discriminação, violência e preconceito, seria um dos caminhos a ser seguido para coibir os efeitos nocivos da propagação desses jogos, conforme constatado em diversas pesquisas divulgadas a respeito do tema”.

Afirmou que após um estudo mais aprofundado dos termos da proposição, e até mesmo sob o instrumento normativo a ser alterado, verificou-se que o alcance pretendido no projeto acabou sendo dissociado de sua finalidade. Esse fato adquiriu uma abrangência muito maior, o que praticamente poderia inviabilizar a comercialização de diversos tipos de jogos eletrônicos, que não fossem tão somente aqueles de se evitar a violência, o preconceito e o mal ferimento aos bons costumes, explicou o parlamentar.

Com isso, o projeto, prosseguiu o senador Raupp “reflexa e indiretamente, poderia ferir direitos fundamentais, notadamente como a liberdade de expressão, a livre iniciativa e o livre exercício da atividade econômica, e até mesmo podendo ensejar a censura, cujo fim representa uma das maiores conquistas do Estado Democrático de Direito”, observou."


De qualquer forma, vamos comemorar jogando mais games!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário