quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Crash Bandicoot


Gênero:
Ação / Plataforma

Empresa: Naughty Dog

lançamento: 31 de agosto de 1996

Plataforma: Playstation 1

Número de Jogadores: 1


Se tem um jogo do Playstation 1 que nunca será esquecido, este jogo é Crash Bandicoot, o primeiro jogo da Naughty Dog. Crash veio em uma época onde muitos jogadores ainda se surpreendiam ao ver os gráficos 3D, que estavam começando a tomar conta do mundo dos games. Além disso, no mesmo ano em que Crash foi lançado, também foi lançado Super Mario 64. Ou seja, a Naughty Dog trazia nas costas uma imensa responsabilidade logo em seu primeiro jogo.


A História começa no castelo dos Doutores Neo Cortex e Nitrus Brio testando uma máquina que faz animais virarem mutantes, e assim eles poderão dominar o mundo. O animal que eles utilizam como cobaia e nada menos que Crash. Brio avisa a Cortex que a máquina está em fase de testes, mas Cortex não ouve e a usa em Crash, mas isso não dá certo e Crash acaba fugindo do castelo. Só que sua namorada, Tawna fica presa no castelo, e agora Crash deve retornar e resgatá-la.


Uma coisa que fez Crash ser memorável, foi a jogabilidade, que é única. Durante as fases, podem ser coletadas as Frutas Wumpa, que servem para dar vida, quando coletadas 100 delas uma vida é adicionada. Também é possível coletar as Máscaras Aku Aku, que servem como proteção caso Crash seja atingido por alguma coisa, se Crash já estiver com uma máscara, ela se soma a já existente e ganha uma de cor brilhante dando proteção dupla, e se mais uma for pega a máscara Aku Aku se encaixa no rosto de Crash e assim formando não só proteção perfeita, como poder destruir as caixas com toque, a máscara de nível 3 é temporária, e ao fim do tempo retorna a fase 2 de Aku Aku.
Há momentos memoráveis no jogo, como a fase que Crash monta em Bo o Javali, e a fase da ponte, que é uma das mais marcantes.
Os gráficos do game estão bem feitos, ótimos cenários e bom detalhamento nos personagens. E as expressões engraçadas que Crash faz durante as fases torna o jogo agradável. Os cenários são simples, mas pela época do lançamento, não é nada ruim.
As músicas do jogo são muito boas, e quem jogou Crash concerteza se lembra dessas músicas. Os sons também estão legais, como o giro do Crash quando acerta algum inimigo ou destrói uma caixa, e quando Crash coleta uma Wumpa ou uma máscara Aku Aku.


Não há outros modos no jogo, apenas a aventura principal, mas nem foi preciso para tornar o jogo épico. O jogo não é muito grande, mas você vai passar algum tempo para pegar todas as gemas (Diamantes) de cada fase, já que para pegá-los é preciso destruir todas as caixas sem morrer nenhuma vez. Outro contra é que, para salvar o jogo, deve-se concluir as fases bônus (e só algumas fases contém essas fases bônus).

Mas esses contras citados não são nada, pois Crash é, sem dúvida, a melhor série de jogos do Playstation 1.

Nota: 9,5
Crash fez tanto sucesso que acabou se tornando mascote do Playstation 1, mas ao perder a exclusividade com a Sony, acabou perdendo este posto também. Mas o que importa é que se você não jogou o primeiro jogo da série, não sabe o que perdeu!

-------------------------------------------------------------------
Curiosidades sobre o jogo:
. Crash Bandicoot foi criado pelos fundadores da Naughty Dog: Andrew Gavin e Jason Rubin.
. Ripper Roo e Koala Kong eram animais comuns, até serem mutados por Cortex e Brio.
. O nível "Rolling Stones" é intitulado em homenagem à banda de mesmo nome.
. O nome do nível "Up the Creek" é baseado no filme Corrida na Correnteza, de 1984.
. Depois desse jogo, Tawna Bandicoot deixou a série, sendo subistituida por Coco, irmã de Crash, no segundo jogo da série. A possível razão de Tawna ter sido tirada da série é a sua sexualidade exagerada, que a Naughty Dog considerou não apropriada para jogadores mais jovens. Alguns dizem que Tawna trocou Crash por Pinstripe Potorro.

Personagens do Jogo:
- Crash Bandicoot
- Tawna Bandicoot
- Aku Aku
- Dr. Neo Cortex
- Dr. Nitrus Brio
- Pinstripe Potorro
- Koala Kong
- Ripper Roo
- Papu Papu

Gameplay:
-------------------------------------------------------------------
Até a próxima, com mais um Review IG!
-------------------------------------------------------------------

Um comentário: