segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Console Zeebo chega ao seu fim


Chega ao fim a história do único console nacional a vagar pela indústria dos games. O Zeebo chegou às prateleiras brasileiras em 2009 com uma proposta interessante: ser um console acessível ao público nacional. Para isso o console dispensava o uso de mídias físicas para armazenar seus jogos, que deveriam ser baixados usando a rede 3G chamada “ZeeboNet”. Porém, a idéia não vingou.

A Qualcomm, principal investidora da joint-venture Zeebo Inc., resolveu tirar o corpo fora e deixar de investir no console. Agora o Zeebo Interactive Studio, estúdio responsável pelo aparelho, fechará suas portas em junho, segundo um ex-funcionário. Ainda segundo ele, a decisão foi tomada depois de uma série de desentendimentos entre investidora, empresa e estúdio.

Ao que tudo indica a plataforma de desenvolvimento adotada para o console, conhecida por Brew, era muito pesada. Tal plataforma ainda teria limitado o desenvolvimento de novos jogos, causando uma mudança de estratégia por parte da Zeebo Inc. que daria prioridade a jogos educativos. Desmotivados, vários funcionários chegaram a pedir demissão. Como última decisão a empresa teria decidido abandonar a plataforma Brew e adotar a plataforma Android para produzir jogos mais atraentes, foi aí que a Qualcomm apareceu para dizer que não investiria mais no vídeo game.

A decisão certamente afetará as operações do Zeebo no Brasil e no México, já que os jogos lançados lá também eram desenvolvidos pelo estúdio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário